Questão de Identidade

Assim como qualquer empresa, nós também temos um logotipo estabelecido, uma marca que procura transmitir sentimentos e atitudes ligados a natureza de nosso trabalho. Pois é, mas com as mudanças no mundo, principalmente neste mercado de design e comunicação que vivemos, a necessidade de avaliar a forma como nos apresentamos para o mercado, clientes e amigos acompanha também essas mudanças. No mundo inteiro pessoas e empresas possuem seus perfis no Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.

E necessariamente a foto ou a imagem como nos apresentamos tambérm não é a mesma. As vezes temos uma foto pessoal de uma viagem, um avatar ou a sigla de nosso nome, pois o espaço disponível é “curto”, para essa exposição. Daí, há algum tempo criamos um ícone apenas com a função de aparecer no browser de internet ao lado do endereço do site quando digitado. Depois este mesmo ícone foi colocado no perfil do Skype, Twitter, LinkedIn e  começamos a perceber o potencial de síntese do ícone em relação ao logotipo institucional. Neste mês, com a necessidade de substituição das assinaturas de e-mail resolvemos promover o ícone a nossa identidade digital. O logotipo institucional continuará existindo, mas a medida que as mudanças se fizerem necessárias o grafismo do ícone será assumido tanto nas peças gráficas quanto digitais.

Para finalizar esse post gostaria de utilizar um trecho de um post do BLOG For Sale News “O Blog para quem vive vendendo e aprendendo!”. Que traz o texto do Carlos Dranger, associado da agência de branding e design Cauduro: “Quando avaliamos a forma e a utilização das marcas pelas empresas, independente do segmento ou do porte, podemos notar uma verdadeira proliferação no uso indevido da imagem pelas companhias. No entanto, a marca deve ser vista como expressão de valor e, desta forma, antes de aplicá-la desordenadamente, é preciso avaliar onde, quando e porque devemos expor o principal símbolo da companhia.”


Posted on: 09.06.2011

Leave a Reply

*